segunda-feira, 13 de março de 2017

FONTE DA SAÚDE, FONTE DE MERGULHO



 "O Padre Carvalho da Costa não aponta nenhum registo de fontes para Gouveia e o certo é que actualmente parece não existir nenhuma. No entanto, uma foto antiga a que tive acesso, por amabilidade de Alcino Vieira, Presidente da Junta de Freguesia, deixa claro que esta localidade teve uma das maiores e mais belas construções de Fontes de Mergulho do concelho, como se documenta a seguir. Segundo a população, esta fonte assemelhava-se a uma capelinha. Era toda construída em granito e junto dela tinha um tanque para os animais e um outro para lavar a roupa. Olhando com atenção para a foto pode ver-se que do lado esquerdo, junto ao telhado, existia um pequeno nicho onde deveria ter estado uma imagem religiosas. A cruz frontal ajuda a dar a ideia de pequena capela. A comparação com a pessoa que está a tirar água permite ter uma ideia da dimensão desta fontes, mas ainda assim menor que a de Vilarchão. Finalmente, a foto deixa claro que o arco de entrada, ainda que de maiores proporções, é em tudo semelhante ao “modelo” referido para outras fontes existentes em Gebelim, Sambade, Vilares da Vilariça e Valverde. Esta fonte sofreu uma profunda (e lamentável) intervenção, ao que parece com o objectivo de aumentar o caudal de água. Para isso, foi necessário aprofundá-la. No entanto, aquando da reconstrução, não foram utilizadas todas as pedras originais, tendo algumas delas sido utilizadas para sustentação dos terrenos agrícolas das imediações. Das outras pedras desconhece-se o paradeiro, nomeadamente a que mais caracterizava a fonte e que é referida como a “pedra dos sete dedos”, pois possuía uma marca parecida a uma mão com sete dedos. A foto não permite identificar esta pedra, mas pode tratar-se da base da cruz. Na localidade anexa de Cabreira identificaram-se duas Fontes de Mergulho.
A Fonte da Saúde (um nome que sugere claramente a qualidade que era atribuída à sua água) é fácil de recuperar, pois conserva a sua estrutura original. A Fonte Velha (outro nome significativo, que pode significar tratar-se da mais antiga) foi objecto de “restauro” em 1987 e ficou com o aspecto que a foto documenta. Resta saber se por de trás do muro de tijolo ficou a estrutura original, ou se retiraram também as pedras.

 Fonte da Saúde – Cabreira Foi-lhe atribuído este nome porque se conta que antigamente um velhinho, muito doente, não pertencente ao povoado, ia lá sempre buscar água para beber e cozinhar e, quando questionado do porquê da utilização desta fonte e não de uma mais próxima da sua localidade, este retorquia dizendo que esta lhe dava saúde.

F. Lopes,"

Sem comentários:

Enviar um comentário